Powered By Blogger

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Dicas para Entrevista de Emprego


Entrevista de Emprego: Sua Postura diz Muito Sobre Você

A primeira dica para você se dar bem na sua entrevista de emprego é ser natural, procure passar confiança, demonstre que você tem interesse real em conseguir e que você tem o perfil da vaga.

Trate o entrevistador com educação e respeito, evite uma atitude muito íntima ( pode parecer forçado ) mas de outro lado, evite também uma postura submissa ou tímida durante a sua entrevista. Encare o entrevistador nos olhos de igual para igual.

Uma coisa essencial na entrevista de emprego é a clareza de idéias, dê respostas claras as perguntas que lhe forem feitas, não exagere e nem tente enrolar o entrevistador, fique a vontade para expressar a sua real opinião. Dica importante: não tenha medo ou receio de falar dos próprios defeitos ( esconder seus defeitos é sinal de infantilidade e falta de auto-conhecimento ) fale sobre eles com naturalidade, demonstre confiança para assumi-los e diga como você lida com eles.

A Linguagem Corporal na Entrevista de Emprego

Embora muitos não saibam, aproximadamente 70% da comunicação humana se dá no nível subconsiente ( pequenos gestos e atitudes corporais ), alguns desses sinais podem dar boas dicas sobre você para a pessoal com a qual você está conversando. É muito importante conhecer e usar a linguagem corporal a seu favor, pois ela é um dos principais fatores que os entrevistadores são treinados para “ler”. Lembre-se sempre: o seu gestual e suas atitudes são tão importantes quanto o que você está dizendo. Abaixo alguns dos principais gestos e posturas que podem surgir no contexto da entrevista de emprego e o que eles significam:

  • Braços Cruzados: Um dos sinais corporais mais básicos, está relacionado diretamente á postura defensiva. Cruzar os braços indica que a pessoa não está confortavel ou então confiante no ambiente em que ela está.
  • Gestos Repetitivos: Durante a sua entrevista de emprego, ficar fazendo gestos repetitivos tais como bater as mãos sobre as pernas, bater o pé no chão ou então ficar batendo a caneta na mesa, indicam ao entrevistador ansiedade e vontade de sair daquela situação. Olhar muito para o relógio ou para a porta também passa a mesma sensação.
  • Corpo Inclinado em Direção a Outra Pessoa: Atitude positiva que significa interesse na outra pessoa e na conversa que está sendo desenvolvida no momento.
  • Sobrancelhas: Nas entrevistas de emprego e conversas em geral, elas sempre dão sinais pequenos e certeiros. Quando estão arqueadas elas são demonstração de interesse, do mesmo modo, sobrancelhas franzidas demonstram dúvida.
  • Gestos com as Mãos e Braços: Durante uma conversa eles são fundamentais e indicam conhecimento e convicção naquilo que se está falando no momento, aproveite este recurso na sua entrevista de emprego.

Não se pode controlar 100% da sua própria linguagem corporal, o principal dica é ser natural. Seja o mais natural possivel, pois assim você evita a situação em que o seu corpo diz algo diferente das suas palavras.

As 12 perguntas mais frequentes numa entrevista de emprego

Tem uma entrevista de emprego e não sabe o que vão perguntar? Uma das chaves para o sucesso na entrevista de emprego com certeza é uma boa preparação, conheça algumas da perguntas que os entrevistadores mais fazem e se prepare para elas:
  1. 1. Fale sobre si.
    Esta pergunta é quase obrigatória em uma entrevista de emprego e deverá ser muito bem praticada para uma resposta sucinta, direta e, acima de tudo, que valorize o seu perfil profissional.

    2. Quais são seus objetivos a curto prazo? E a longo prazo?
    Seja específico e tente aproximar, de alguma forma, os seus objetivos aos da própria empresa. Respostas como "ganhar bem" ou "aposentar-se" são totalmente proibidas.

    3. O que o levou a enviar o seu curriculum a esta empresa?
    Aproveite esta deixa para demonstrar que fez o seu "trabalho de casa" e fale sobre a atividade da empresa e a forma como o posicionamento desta a torna uma empresa de elevado interesse para qualquer profissional. Naturalmente, para responder a esta pergunta, é preciso fazer previamente uma pesquisa sobre a empresa. Vá ao site institucional, faça pesquisas usando mecanismos de busca, leia revistas da especialidade e converse com pessoas que trabalham ou já trabalharam lá.

    4. Qual foi a decisão mais difícil que tomou até hoje?
    O que é pretendido com esta questão, é que os candidatos sejam capazes de identificar uma situação em que tenham sido confrontados com um problema ou dúvida, e que tenham sido capazes de analisar alternativas e consequências e decidir da melhor forma.

    5. O que procura num emprego?
    As hipóteses de resposta são várias: desenvolvimento profissional e pessoal, desafios, envolvimento, participação num projeto ou organização de sucesso, contribuição para o sucesso da sua empresa, etc.

    6. Você é capaz de trabalhar sob pressão e com prazos definidos?
    Um "não" a esta pergunta pode destruir por completo as suas hipóteses de ser o candidato escolhido, demonstre-se capaz de trabalhar por prazos e dê exemplos de situações vividas em trabalhos anteriores.

    7. Dê-nos um motivo para o escolhermos em vez dos outros candidatos.
    Esta é sempre das perguntas mais complicadas mas o que se espera é que o candidato saiba "vender" o seu produto. Isto é, deverá focar-se nas suas capacidades e valorizar o seu perfil como o mais adequado para aquela função e a forma como poderá trazer benefícios e lucros para a empresa.

    8. O que você faz no seu tempo livre?
    Seja sincero, mas sobretudo lembre-se que os seus hobbies e ocupações demonstram não só a capacidade de gerir o seu tempo, preocupações com o seu desenvolvimento pessoal e facilidade no relacionamento interpessoal.

    9. Quais são as suas maiores qualidades?
    Aponte aquelas características universalmente relacionadas com um bom profissional: proatividade, empenho, responsabilidade, entusiasmo, criatividade, persistência, dedicação, iniciativa, e competência.

    10. E pontos negativos/defeitos?
    Naturalmente que a resposta não poderá ser muito negativa, pois serão poucas as hipóteses para um profissional que diga ser desorganizado, desmotivado ou pouco cumpridor dos seus horários.
    Assim, o truque é responder partindo daquilo que normalmente é considerado uma qualidade mas agravando-o de forma a parecer um "defeito". Ou seja, exigente demais, perfeccionista, muito auto-crítico, persistente demais, etc.

    11. Que avaliação faz da sua última (ou atual) experiência profissional?
    Não se queixe e, em caso algum, critique a empresa e respectivos colaboradores. Diga sempre alguma coisa positiva, ou o ambiente de trabalho ou o produto/serviço da empresa. Se começar a apontar defeitos ao seu emprego anterior correrá o risco de o entrevistador achar que o mesmo pode acontecer no futuro relativamente aquela empresa.

    12. Até hoje, quais foram as experiências profissionais que lhe deram maior satisfação? Seja qual for a sua escolha, justifique bem os motivos. Tente mencionar as mais recentes e que sejam mais adequadas aos seus objetivos profissionais.


Entrevista de Emprego: Os Animais e os Tipos de Personalidade

" Que tipo de animal você gostaria de ser ? " Com certeza, muita gente já se deparou com essa pergunta na entrevista de emprego.

A primeira vista parece uma pergunta inocente, muita gente pode até achar que ela é feita pelo entrevistador somente para descontrair o ambiente, mas na verdade não: dependendo da resposta dada, o entrevistador pode tirar várias conclusões…

Para o entrevistador, essa pergunta é interessante justamente por isso: por parecer uma pergunta lúdica ( brincadeira, sem muita importância ), o candidato da entrevista de emprego acaba sendo sincero ( se ele estivesse jogando ou usando uma máscara, essa máscara cai na pergunta ).

Confira abaixo algumas das respostas mais comuns dadas a essa pergunta durante a entrevista de emprego e o signifacado com que esse animal respondido pode ser interpretado do ponto de vista da psicologia:

Perfil do Leão

Leão, Tigre, Leoa, Onça

Quem se identifica com esses animais, os felinos de grande porte, tem um perfil forte de liderança, um perfil agressivo.

São pessoas que tomam a dianteira dos problemas e que gostam de liderar e direcionar equipes. Durante a entrevista de emprego, este é o perfil procurado para profissionais de cargo de gerência.

Perfil do Pássaro

Pássaro, Ave

Quem gostaria de ser um passaro, em geral são pessoas de um perfil flexivel e que se adaptam bem a mudança.

São pessoas que prezam muito a liberdade e que vão se adaptar melhor a empregos dinâmicos e que demandam uma certa dose de criatividade. Durante uma entrevista de emprego, este é o perfil procurado para preencher vagas de emprego de cargos de criação.

Perfil da Águia

Águia, Falcão, Gavião

Quem responde águia, falcão ou gavião ( grandes passaros caçadores ) tem um perfil hibrido, é um perfil que tem algumas características dos grandes felinos e algumas características dos pássaros.

Quem se identifica com a águia, além de ter um certo espírito de liderança ( afinal a águia, é forte, caçadora, independente ) também preza a liberdade e gosta de um ambiente criativo. Na entrevista de emprego, este é o perfil buscado para cargos de gerência, mas que demandam uma maior flexiblidade e negociação.

Perfil do Cão

Cachorro, Urso, Cavalo

Quem se identifica com os cães, ursos e cavalos em geral são pessoas esforçadas e sobrias. Quem tem este perfil psicológico é confiavel e busca sempre fazer o melhor, visando subir na carreira.

Não tem um perfil de liderança, mas podem atuar muito bem em supervisão. Durante a entrevista de emprego este é o perfil psicológico buscado para cargos de supervisão, sub-gerência ou então auxiliar de gerência.

Perfil do Gato

Gato

Quem gostaria de ser um gato, em geral são pessoas inteligêntes mas que não tem a mesma capacidade de esforço da personalidade do cachorro.

O principal atributo de quem se identifica com os gatos é a inteligência e capacidade de adaptação a situações ruins. Durante a entrevista de emprego este é o perfil buscado para cargos que demandam flexibilidade em geral.

Tipos de Personalidade na Entrevista de Emprego

Hoje em dia, como quase a totalidade dos profissionais tem a capacidade técnica suficiente para os cargos, é o fator humano que acaba decidindo quem vai levar a vaga na entrevista de emprego.

Conhecer bem o próprio perfil psicológico é interessante por isso também: conhecendo-o as pessoas podem se candidatar aos cargos que melhor correspondem ao seu jeito de ser e assim obter um maior sucesso.

É interessante também lembrar o seguinte: não adianta ler esta reportagem ou outra qualquer e mentir o animal o qual mais se identifica durante a entevista só para agradar o entrevistador, o melhor é ser sincero, os entrevistadores são treinados para detectar mentiras através da combinação das respostas dadas as perguntas.

Questões que deve-se fazer em uma entrevista de emprego


É natural que seja o próprio entrevistador que controle todo o processo, mas é importante que o candidato saiba intervir com as perguntas certas, no momento certo. Demonstrar algum conhecimento e interesse sobre a atividade e posicionamento da empresa, é um ótimo passo para "marcar pontos" nesta fase do recrutamento e impressionar o seu entrevistador. Daremos alguns exemplos do que se pode perguntar.

Sobre a Empresa:

Quais os objetivos a curto e longo prazo da empresa?

Como é que a empresa se distingue das concorrentes?

Quais são os planos da empresa para crescer no futuro?

Quais problemas a empresa enfrenta neste momento?

Como descreveria a cultura empresarial e o ambiente de trabalho?

A empresa desenvolve planos de carreira?

A empresa realiza algum tipo de atividade sócio-cultural ou de voluntariado?

A empresa costuma apostar na formação dos colaboradores?

Sobre a função:

Qual será a minha função dentro da empresa?

Que responsabilidades estão inerentes a esta função?

Quais os problemas e os desafios inerentes à função?

Qual o grau de autonomia e de responsabilidade da função?

Com quem vou trabalhar?

O trabalho será desenvolvido em equipe ou individualmente?

Poderia descrever-me um dia normal neste cargo?

Em qual departamento irei trabalhar? E quais são os planos para o futuro desse departamento?

Que tipo de relação existe entre esse departamento e os restantes departamentos da empresa? (no caso de ser uma grande empresa)

Quais as possibilidades de progressão na carreira profissional?

Agarre o emprego dos seus sonhos em 5 minutos


Os primeiros 5 minutos são fundamentais. É a altura certa para causar uma boa impressão e mostrar o que vale.

As mudanças culturais e organizacionais dos últimos anos, revolucionaram o perfil tradicional do candidato desejado pela maioria dos empregadores, que procuram, cada vez mais, "agentes de mudança", capazes de desafiar o status quo e de procurar novas formas de actuar.

Neste momento deve estar pensando que não faz ideia de como fazer passar esta imagem em tão pouco espaço de tempo. Pois saiba como poderá garantir o seu sucesso, apresentando-se como um desejado "agente de mudança".

1º minuto
É o primeiro contato visual entre si e o entrevistador, onde são retiradas as primeiras impressões, nomeadamente sobre o seu aspecto, a sua roupa e a sua atitude.

2º minuto
É a altura de assumir as "rédeas" da entrevista. Por norma, é o tradicional empregador que o faz. Você tem três momentos ideais para o conseguir:

Antes de começar a entrevista - depois das apresentações, pode dizer: "Eu sei que o nosso tempo é limitado, mas, antes de começarmos a falar do meu histórico profissional, poderia esclarecer-me algumas dúvidas?"

Depois do entrevistador ter começado a falar - "Apreciei bastante o fato de ter feito esta apresentação. No entanto, antes de prosseguirmos, poderia esclarecer-me algumas dúvidas?"

Depois de o entrevistador ter colocado a primeira pergunta - "Terei todo o prazer em responder mas, antes disso, poderia esclarecer algumas dúvidas?"

3º minuto
Enquanto outros candidatos ainda estão a falar sobre eles próprios, você já conseguiu que o empregador lhe diga exatamente o que espera para o cargo que poderá vir a ocupar.

Pode colocar perguntas deste tipo:

  • Quais os objetivos estratégicos da empresa?
  • Quais as principais mudanças e qual será o seu impacto no departamento, ou cargo, em que eu estaria inserido?
  • Quais as responsabilidades que se manterão? Terei de assumir novas responsabilidades?
  • Quais as qualificações que considera mais ou menos importantes para este cargo?

4º minuto
Os candidatos convencionais ainda estão a falar dos empregos anteriores, mas você já está a aprender mais sobre os principais problemas e desafios da empresa.

5º minuto
Em vez de responder sobre o seu passado profissional, já está se posicionando como o candidato ideal para resolver os problemas e desafios da empresa. Resuma mentalmente as suas qualificações e o seu histórico e confronte-os com as informações que o entrevistador lhe transmitiu.

É este o momento do golpe final: afirme com segurança que poderá satisfazer as necessidades da empresa, demonstrando que você é a pessoa ideal para o cargo.

As melhores cores para Entrevista

Você sabia que além do modelo, a cor da sua roupa pode influenciar a escolha do recrutador durante uma entrevista de emprego. Tudo depende da imagem que se deseja transmitir. Você sabia, por exemplo, que preto representa poder? E que verde deixa as pessoas relaxadas? Quer saber qual é a melhor escolha para você? Dá uma olhada nessa análise abaixo, publicada originalmente no Ezine Articles.

Preto: autoridade e poder. Sentimentos que em excesso, podem se transformar em prepotência. Deve ser usado com moderação.

Branco: Pureza e confiança. Além disso, é uma cor neutra, que combina com tudo. Sempre uma boa opção (exceto para ternos).

Azul: autoridade, tranquilidade e lealdade. É a cor mais segura para transmitir uma boa imagem.

Marrom: credibilidade e estabilidade. Ajuda a passar uma mensagem de abertura para discussões.

Cinza: demonstra neutralidade, confiança e sofisticação. Depois do azul, é a segunda cor mais segura para se usar durante uma entrevista.

Vermelho e laranja: força e paixão. Indicada para ações de motivação. Pode ser muito intensa para um processo seletivo.

Amarelo: uma cor dúbia, que pode significar alegria ou inveja, dependendo dos olhos do interlocutor. Além disso, cansa a vista em excesso. Melhor evitar o tom.

Verde: ao contrário do amarelo, agradável ao olhar. Ajuda as pessoas a se sentirem relaxadas ao seu redor. Sempre uma boa opção.

Cores e seus significados psicológicos

s cores influenciam psicológicamente os seres humanos de várias maneiras, e são mais ligadas à emoção do que propriamente à forma. Se várias figuras coloridas forem mostradas a um grupo de pessoas, essas pessoas se lembrarão mais facilmente das cores do que das formas dessas figuras.

Quando escolhemos uma cor para elaborarmos nossos trabalhos, sejam trabalhos de design, ilustração, anúncios ou qualquer outro tipo de trabalho visual, devemos ter em mente que estamos lidando com um elemento de estímulo imediato, e que essa cor escolhida provocará diversas reações em seus observadores, reações essas que podem ser positivas ou negativas, dependendo da sua utilização.

Por isso, é extremamente importante estarmos atentos à psicologia das cores e seus significados, para melhor aplicarmos essas cores em nossos trabalhos. É imprescindível que qualquer pessoa que trabalhe com comunicação conheça as terias básicas da cor, para saber como estas se complementam e interagem umas com as outras.

É realmente muito interessante, verificar como a psicologia das cores são utilizadas atualmente, principalmente pelas grandes empresas. Marcas conhecidas mundialmente, fazem uso constante deste conhecimento para chamar a atenção, ou simplesmente, vender mais seus produtos.

Empresas como a Coca-Cola, que utiliza o vermelho na maior parte de seus produtos, remetendo ao calor, mas este calor sendo "quebrado" pelo frescor que representam as bolhas d'àgua desenhadas nas latas. Também o caso do Mc'Donalds, com as cores amarelo e vermelho. O amarelo forte é usado para gerar ansiedade, o vermelho para dar fome e os dois juntos, presente em grande quantidade dentro das lanchonetes desta empresa, estimulam seus clientes a comerem em demasia e rapidamente, pois a presença destas cores geram um certo desconforto se visualizadas por muito tempo.

Abaixo, um resumo com o significado de algumas cores:

- Branco:
Sugere pureza. Cria uma impressão de vazio e de infinito. Evoca frescor e limpeza, principalmente quando combinado com o azul.
Ex: Ordem, simplicidade, luz, paz, higiene, casamento, hospital, neve, harmonia.

- Preto:
Silêncio. Morte. Quando brilhante, confere nobreza, distinção e elegância. Cor preponderantemente masculina.
Ex: Noite, nobreza, pessimismo, tristeza, dor.

- Cinza:
É a expressão de um estado de alma duvidosa e neutra. Símbolo da indecisão e da ausência de energia. Quanto mais sombrio, mais conota desânimo, monotonia.
Ex: Chuva, máquinas, seriedade, velhice, desânimo, sabedoria.

- Vermelho:
Significa força, virilidade, masculinidade, dinamismo. É uma cor exaltante e até enervante. Impõe-se sem discrição. É uma cor essencialmente quente, transbordante de vida e de agitação.
Ex: Cereja, morango, sangue, desejo, sexo, agressividade, fogo, fome, perigo, guerra, força, energia, fúria, dinamismo, paixão.

- Laranja:
Transborda irradiação e expansão. É acolhedor, quente, íntimo.
Ex: Outono, pôr-do-sol, festa, comida, movimento.

- Amarelo:
É uma cor luminosa e muito forte para atrair a atenção, seja sozinho ou em conjunto com outras cores. É feliz, vibrante, vivo.
Ex: Luz, angústia, esperança, atenção.

- Verde:
Cor universal da natureza. Tem frescor, harmonia e equilíbrio. Cor calma, que não se dirige para nenhuma direção nem encerra algum elemento de alegria, tristeza ou paixão. O verde mais amarelado sugere uma força ativa, um aspecto ensolarado. O verde, seja em tons mais claros ou escuros, é sempre indiferente e calmo.
Ex:Floresta, natureza, bem estar, tranqüilidade, juventude, umidade, saúde, tapete de jogos.

- Azul:
Cor profunda, calma. Preferida por adultos, marca uma certa maturidade. Quando sombrio, o azul chama ao infinito. Mais claro, provoca uma sensação de frescura e higiene, principalmente quando na presença de branco.
Ex: Frio, céu, mar, tranqüilidade, paz, infinito, meditação, credibilidade.

- Roxo:
Equivale a um pensamento meditativo e místico, mistério. Assim como o preto, remete a nobreza e poder.
Ex: Sonho, mistério, egoísmo, nobreza, fantasia, profundidade, doença.

- Marrom:
Emana a impressão de algo maciço, denso, compacto. Sugere segurança e solidez.
Ex: Terra, outono, chocolate.

- Rosa:
Mistura de branco com o vermelho. Tons rosados proporcionam calor, afeto e podem ser relaxantes. Os tons róseos mais quentes têm efeito positivo, pois tornam as pessoas mais ativas e desejosas de progresso. É de pouca vitalidade e sugere feminilidade e afeição. É uma cor íntima, de doçura melosa e romântica.
Ex: Feminilidade, delicadeza.

Fonte: http://www.curricular.com.br/

www.guiadacarreira.com.br/

Um comentário:

  1. nooooosssa que masssaaa que montou isto foi de muita inteligência vleu a ajuda hein...

    ResponderExcluir